top of page

Rondônia: Grupo Feed x Grupo INER



Aconteceu no ultimo mês na capital de Rondônia, uma reunião entre o Professor Aleks Palitot, o Prefeito Hildon Chaves e o representante do Grupo Feed, Vanderlei Souza, para apresentação de uma proposta de instalação de uma usina de energia gerada a partir da reciclagem de resíduos sólidos.


Onde foi demostrada uma forma de transformar o lixo em energia. Um investimento que de acordo com o representante do grupo será recompensado. Inicialmente serão aplicados R$30 milhões na capital e mais a geração de cerca de cem empregos diretos e duzentos indiretos, além de melhorar a forma de trabalho para as famílias que subsistem da coleta seletiva.


De certa forma até parece ser um bom projeto, mais vendo por outro lado estão pensando em realizar o projeto nesse valor tão grande apenas na capital do estado, em contrapartida temos o grupo INER chegando em todo o estado e contando com não apenas uma usina, mais com aproximadamente 20 espaços entre Centro de Triagem e Trasbordo, usinas de compostagem, usinas de incineração, usinas de cremação e os 16 prédios sociais espalhados em todo o estado, gerando assim muitos empregos, acompanhamento das famílias pelos prédios sociais e a criação das cooperativas.


Oque os prédios sociais irão fazer pelas famílias?

*Prédios serão instalados nos locais periculosidade da região;

*Disponibilizar Assistente Social, Psicólogo, Advogado e Bacharel em Direito; *Profissionais para a área de Saúde, Educação, Ressocialição, Administração dentre outros;

*Cursos vivenciais de Cidadania, Administração conjunta do lar, Primeiros Socorros, Crenças, Nutrição, Sexologia, Estética Corporal, Etiquetas e Comportamentos, Vocações e Aptidões, dentre outros;

*Objetivo principal é cuidar e fortalecer a família, que é a base da nossa sociedade;

*Melhorar a qualidade de vida;

*Preparar o cidadão com conhecimentos de cidadania;

*Todos os Prédios Sociais ficará em nome de uma Fundação;

*Disponibilizar rádios comunitárias para atender a comunidade;

*Heliporto para receber autoridades;

*Salas para treinamentos, cursos, reuniões, palestras;

*Setor de atendimento formado diretamente por profissionais da área:

•01 - Assistente Social;

•01 - Psicólogo;

•01 - Bacharel em direito;

•01 - Advogado.

•03 - Profissionais com cursos superiores para atender as diretorias de Educação, Saúde e Socialização.


Dados estatísticos indicam que o Brasil enterra 120 bilhões de reais por ano, o custo do Grupo Iner para todas os CTTs e Usinas chega a 48 bilhões de reais, portanto em 4 meses o Brasil terá o retorno do investimento em todo seu território nacional, não apenas no estado de Rondônia.



Texto: Veronica Taborda (OMS 7736)

41 visualizações0 comentário
bottom of page