Aconteceu no ultimo mês na capital de Rondônia, uma reunião entre o Professor Aleks Palitot, o Prefeito Hildon Chaves e o representante do Grupo Feed, Vanderlei Souza, para apresentação de uma proposta de instalação de uma usina de energia gerada a partir da reciclagem de resíduos sólidos.
Onde foi demostrada uma forma de transformar o lixo em energia. Um investimento que de acordo com o representante do grupo será recompensado. Inicialmente serão aplicados R$30 milhões na capital e mais a geração de cerca de cem empregos diretos e duzentos indiretos, além de melhorar a forma de trabalho para as famílias que subsistem da coleta seletiva.
De certa forma até parece ser um bom projeto, mais vendo por outro lado estão pensando em realizar o projeto nesse valor tão grande apenas na capital do estado, em contrapartida temos o grupo INER chegando em todo o estado e contando com não apenas uma usina, mais com aproximadamente 20 espaços entre Centro de Triagem e Trasbordo, usinas de compostagem, usinas de incineração, usinas de cremação e os 16 prédios sociais espalhados em todo o estado, gerando assim muitos empregos, acompanhamento das famílias pelos prédios sociais e a criação das cooperativas.
Oque os prédios sociais irão fazer pelas famílias?
*Prédios serão instalados nos locais periculosidade da região;
*Disponibilizar Assistente Social, Psicólogo, Advogado e Bacharel em Direito; *Profissionais para a área de Saúde, Educação, Ressocialição, Administração dentre outros;
*Cursos vivenciais de Cidadania, Administração conjunta do lar, Primeiros Socorros, Crenças, Nutrição, Sexologia, Estética Corporal, Etiquetas e Comportamentos, Vocações e Aptidões, dentre outros;
*Objetivo principal é cuidar e fortalecer a família, que é a base da nossa sociedade;
*Melhorar a qualidade de vida;
*Preparar o cidadão com conhecimentos de cidadania;
*Todos os Prédios Sociais ficará em nome de uma Fundação;
*Disponibilizar rádios comunitárias para atender a comunidade;
*Heliporto para receber autoridades;
*Salas para treinamentos, cursos, reuniões, palestras;
*Setor de atendimento formado diretamente por profissionais da área:
•01 - Assistente Social;
•01 - Psicólogo;
•01 - Bacharel em direito;
•01 - Advogado.
•03 - Profissionais com cursos superiores para atender as diretorias de Educação, Saúde e Socialização.
Dados estatísticos indicam que o Brasil enterra 120 bilhões de reais por ano, o custo do Grupo Iner para todas os CTTs e Usinas chega a 48 bilhões de reais, portanto em 4 meses o Brasil terá o retorno do investimento em todo seu território nacional, não apenas no estado de Rondônia.
Matéria referente reunião do grupo Feed pode ser acessada no link: ( https://www.tudorondonia.com/noticias/reuniao-apresenta-possivel-solucao-para-lixo-da-capital,30144.shtml#.XMce9TC_q3A.whatsapp )
Texto: Veronica Taborda (OMS 7736)
Comments